Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Cerca de 250 pessoas morrem em conflitos em Darfur

Cerca de 250 pessoas morreram em ataques separados no sul de Darfur na última semana, informaram forças de paz nesta segunda-feira.

Grande parte dos conflitos entre as tribos de Darfur tem suas raízes no controle de território e outras direitos tradicionais.

Mas fontes da Organização das Nações Unidas (ONU) disseram que as relações entre as tribos ficaram mais tensas após o conflito em Darfur em 2003, quando rebeldes não-árabes se armaram contra o governo, acusando Cartum de negligenciar a região.

Ativistas acusam o governo do Sudão de tentar armar grupos de algumas tribos envolvidas no conflito, comprando sua lealdade, para usá-los em uma ofensiva contra rebeldes.

A missão de paz conjunta da ONU e União Africana (Unamid) informou que mais de 100 pessoas morreram em um contínuo conflito entre dois grupos da tribo Gimir, perto do vilarejo do Saysban, no sul de Darfur.

A força de manutenção da paz acrescentou que entre 70 e 150 mortes foram registradas em um ataque à tribo árabe Habbaniya na última quinta-feira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.