Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Política

Cerca de 300 mil protestam contra governo turco

Mais de 300 mil manifestantes marcharam neste sábado em Ancara, capital da Turquia, para tentar evitar que o partido do governo eleja na próxima semana o primeiro-ministro, Tayyip Erdogan, como seu candidato presidencial por sua ascendência islâmica.

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) tem seus antecedentes no Islã político, e uma possível presidência encabeçada por Erdogan dividiu o país predominantemente muçulmano e que procura ingressar na União Européia (UE).

- A Turquia é secular e continuará secular - gritavam os manifestantes, que agitavam bandeiras nacionais e levavam cartazes com a imagem de Mustafa Kemal Ataturk, o reverenciado fundador da república turca que separou a religião e o Estado.

Dezenas de milhares de pessoas chegaram à capital Ancara vindas de várias partes do país para assistir ao comício na Plaça Tandogan, observadas por cerca de dez mil policiais. Muitos discursos atacaram os Estados Unidos e a UE, conclamando os turcos a defender o país, fazendo eco ao discurso nacionalista em alta desde o ano passado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.