• Carregando...

Após semanas de confrontos entre combatentes do regime de transição e homens leais à Muamar Kadafi, Sirte - cidade natal do ditador - está a beira de uma crise humanitária. Milhares de civis estão deixando a cidade após o anúncio de uma trégua de dois dias nos conflitos. Os feridos nos combates estão morrendo em salas de operação porque o combustível para o gerador do hospital terminou.

O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia declarou uma trégua de dois dias para permitir a saída de civis, mas os moradores que deixaram a cidade afirmaram não saber do cessar-fogo e relataram que os tiroteios continuam. Na fuga, duas crianças e suas família foram mortas em um tiroteio.

Hichem Khadhraui, representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que visitou a cidade de 70 mil habitantes, afirmou que os feridos e doentes não têm condições de chegar aos hospitais devido aos combates e aos bombardeios da Otan. "Vários foguetes caíram sobre o hospital quando estávamos no local", declarou.

Em um comunicado, o CICV disse que 200 feridos estão no hospital Ibn Sina, que tem enfrentado cortes de energia devido a falta de combustível para o gerador. Médicos afirmaram que alguns combatentes morreram nas salas de operação devido à falta de eletricidade.

"O hospital está enfrentando um grande fluxo de pacientes, suprimentos médicos estão acabando e há uma necessidade desesperada por oxigênio. Alem disso, o reservatório de água foi danificado", disse o comunicado.

Segundo moradores, farmácias em Sirte entregaram seus estoques para o hospital assim que acabaram seus remédios há uma semana, mas estes produtos também se esgotaram.

Sirte é um dos últimos bastiões de Kadafi e está cercada pelas forças do governo transitório há semanas. A tomada da cidade representaria uma vitória psicológica e estratégica para as forças do governo transitório, que tentam derrotar os kadafistas e se legitimar como governo na Líbia. Além disso, a vitória poderia facilitar uma possível rendição em outra cidade que permanece sob o controle de Kadafi, Bani Walid.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]