Palestinos comemorando cessar-fogo em Gaza| Foto: EFE/EPA/MOHAMMED SABER
Ouça este conteúdo

O cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza entrará em vigor no domingo (19), anunciou nesta quarta-feira (15) o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abderrahman.

CARREGANDO :)

O chefe do governo do Catar, que atuou como mediador entre as partes do conflito juntamente com o Egito e os Estados Unidos, anunciou em uma entrevista coletiva que faltam ser finalizadas “as formalidades de implementação nesta noite, e em seguida serão tomadas medidas internas para o governo israelense para a entrada em vigor do acordo no domingo, 19 de janeiro”.

A implementação desse acordo e a entrada em vigor do cessar-fogo ocorrerão a partir das 12h15 de domingo, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al-Ansari, sem especificar o fuso horário.

Publicidade

“Este é o dia em que a trégua começa, mas é claro que pedimos a todos os envolvidos que pressionem pelo fim dos alvos civis e que parem com a perda diária de vidas e o derramamento de sangue a partir de agora”, acrescentou.

De acordo com o pacto anunciado, o cessar-fogo começará com uma primeira fase que terá um período de 42 dias, na qual será dado sinal verde para a entrada de ajuda humanitária e combustível em toda a Faixa e para a reabilitação de hospitais.

Nessa primeira fase, o Hamas libertará um total de 33 reféns israelenses em troca da libertação de prisioneiros palestinos, cujo número não foi especificado pelo primeiro-ministro do Catar.

Durante o desenvolvimento dessas ações, as partes finalizarão os detalhes da segunda e da terceira fases do cessar-fogo, acrescentou Abderrahman, que também pediu calma desde o anúncio do acordo até sua entrada em vigor. 

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade