Ouça este conteúdo
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, disse nesta segunda-feira (13) que as negociações para um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza estão "avançando", em comunicado conjunto com o chanceler dinamarquês Lars Rasmussen em Jerusalém, com quem teve uma reunião.
"Informei ao ministro (dinamarquês) que há progresso nas negociações para libertar os reféns. Israel quer muito libertar os reféns e está trabalhando duro para chegar a um acordo. As negociações estão progredindo. Agradeço aos nossos amigos americanos por sua ajuda. Em breve saberemos qual é a posição do outro lado", disse Saar.
Saar recebeu Rasmussen em Jerusalém, onde tiveram uma longa reunião privada com suas duas equipes, de acordo com uma declaração do ministério israelense, cujo principal tópico foi a "necessidade de libertar" os quase 100 reféns ainda mantidos pelo Hamas em Gaza.
A imprensa israelense informou na noite deste domingo (12) que os mediadores conseguiram um avanço nas negociações indiretas entre Israel e Hamas, que estão sendo realizadas em Doha.
O possível acordo sobre a mesa prevê três fases nas quais os reféns israelenses mantidos pelo Hamas seriam gradualmente libertados em troca de prisioneiros palestinos que estão em prisões israelenses, culminando com a reconstrução do enclave e o estabelecimento de um novo governo.
O ministro das Relações Exteriores israelense também discutiu com o ministro dinamarquês a situação no Líbano e na Síria, onde as tropas israelenses ainda estão posicionadas e operando. Durante a madrugada desta segunda, Israel atacou várias posições do Hezbollah nos dois países árabes.
Conteúdo editado por: Isabella de Paula