O novo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, disse nesta quinta-feira (17) que não há a "menor dúvida" de que Chávez está "mandando e tomando decisões" desde Havana, onde está internado há cinco semanas.

CARREGANDO :)

De acordo com o jornal Venezuelano "El Universal", Jaua disse que sua nomeação - assinada por Chávez e publicada no Diário Oficial venezuelano - na última terça-feira prova que o presidente está exercendo o poder.

Durante entrevista transmitida pela emissora colombiana Blu Radio, Jaua disse Chávez é o único membro do governo que pode nomear ou destituir ministros e que nem ele nem o vice-presidente, Nicolás Maduro, "cometeriam tamanha irresponsabilidade".

Publicidade

Jaua pediu ainda que a oposição "respeite a legitimidade do governo bolivariano da Venezuela e que pare de gerar insegurança e incerteza".

"Nosso povo está consciente de que o presidente Hugo Chávez tem que se recuperar, e essa é sua maior preocupação."

Atividades

Entre os primeiros compromissos de Jaua como ministro das Relações Exteriores, está um encontro com a chanceler boliviana María Ángela Holguín amanhã, em Caracas.Jaua também deve se reunir em breve com o ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, mas o encontro ainda não tem data definida.

Segundo comunicado da Chancelaria da Venezuela, Jaua e Holguín conversaram ontem por telefone e falaram sobre suas intenções de "fortalecer, com ações concretas, os vínculos em todas as áreas de cooperação".

Publicidade

Jaua vai manter a linha de política exterior adotada nos 14 anos de governo Chávez e, de acordo com o comunicado, continuará favorecendo a integração sul-americana e as relações com "aliados estratégicos do mundo, como a Rússia e a China".