O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, criticou o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que afirmou que vai vetar parcerias da OTAN na área de defesa com Israel devido à guerra contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
Durante a cúpula da OTAN, encerrada nesta quinta-feira (11) em Washington, Erdogan disse numa coletiva de imprensa: “Até que uma paz abrangente e sustentável seja estabelecida na Palestina, as tentativas de cooperação com Israel no âmbito da OTAN não serão aprovadas pela Turquia”.
No X, Katz rebateu. “Em primeiro lugar, Erdogan, você não decide nada. Além disso, um país como a Turquia, que apoia os assassinos e estupradores do Hamas e o eixo iraniano do mal, não deveria ser membro da OTAN. Você desonra o legado de Atatürk!”, escreveu o chanceler de Israel, citando Kemal Atatürk, o fundador da República da Turquia.
Desde o início da guerra entre Israel e Hamas, Erdogan comparou o premiê Benjamin Netanyahu a Adolf Hitler, cortou o comércio entre os dois países e aderiu a uma ação da África do Sul na Corte Internacional de Justiça (CIJ) que pede prevenção e apuração sobre suposto “genocídio” cometido pelas tropas israelenses em Gaza.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink