O secretário de Estado norte-americano se reuniu com o chanceler russo: pedidos de paz.| Foto: Reuters/ Larry Downing

O chanceler russo, Serguei Lavrov, defendeu nesta quarta-feira (11), em conversa com o secretário de Estado americano, John Kerry, que a Ucrânia suspenda suas ações militares no leste do país e estabeleça um cessar-fogo com os separatistas.

CARREGANDO :)

As informações sobre o conteúdo da conversa foram divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores russo.

O diálogo se deu no mesmo dia em que o Ministério da Saúde da Ucrânia confirmou 270 mortes nos últimos dois meses devido aos conflitos.

Publicidade

No diálogo, por telefone, Lavrov ressaltou "a importância das conversas diretas" entre os rebeldes e Kiev, segundo o ministério, que afirmou também que as duas partes expressaram apoio às operações da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) na região.

Só na região de Donetsk, onde foram registrados os combates mais violentos, 225 pessoas morreram, incluindo duas crianças e oito mulheres. Os serviços médicos também contabilizaram 576 feridos, conforme diz o ministério em comunicado.Na região vizinha de Lugansk, houve 45 mortos e 137 feridos.

As forças ucranianas lançaram uma ofensiva há dois meses para acabar com a insurreição pró-russa no leste da Ucrânia, onde separatistas proclamaram duas "Repúblicas Independentes" em Donetsk e em Lugansk.

A ofensiva está concentrada principalmente nos arredores de Slaviansk, na região de Donetsk.

Ainda nesta quarta, homens armados tomaram o controle dos serviços de segurança locais (SBU) em Makiivka, a terceira maior cidade da região de Donetsk.

Publicidade

Na terça-feira, o novo presidente ucraniano, Petro Poroshenko, ordenou a criação de corredores humanitários, reivindicados por Moscou, para os civis que querem sair da zona de combate.