Os ministros de Relações Exteriores de Espanha, França e Itália devem visitar a Faixa de Gaza neste mês para verificar o andamento da redução do bloqueio imposto por Israel ao território. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero. Os três chanceleres "têm uma visita a Gaza em suas agendas para este mês para verificar o andamento do processo interno de levantamento do bloqueio", disse Zapatero durante uma entrevista à imprensa com o presidente sírio Bashar al-Assad, que visita a Espanha.
O ministro de Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, convidou, no mês passado, o chanceler italiano, Franco Frattini, a liderar uma delegação da União Europeia (UE) para visitar a Faixa de Gaza. Frattini será acompanhado por Miguel Ángel Moratinos e Bernard Kouchner, respectivamente chanceleres da Espanha e da França, disse Zapatero, que não indicou, porém, a data exata da visita.
Em Roma, Fratini disse, segundo a agência Ansa, que a visita deve ocorrer "nos próximos meses". Segundo ele, a intenção é verificar como o bloqueio israelense está sendo reduzido. "Pessoalmente, espero que ele seja completamente removido". Na quinta-feira, a Itália afirmou que a visita havia recebido apoio inicial do primeiro-ministro palestino e de governos europeus.
Duas semanas depois, Israel anunciou um relaxamento do bloqueio na Faixa de Gaza. A nova política é uma resposta à pressão internacional sobre Israel para reduzir o cerco de quatro anos a Gaza, após um ataque a uma flotilha que levava ajuda humanitária deixar nove ativistas mortos. Zapatero disse que o governo israelense "se comprometeu a progressivamente levantar o bloqueio" e também que "nós queremos que Israel cumpra com seu compromisso". As informações são da Dow Jones.