Os chefes da diplomacia da União Europeia (UE) farão uma reunião especial no domingo (13) após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A responsável pela diplomacia europeia, Federica Mogherini, “convidou os chanceleres da UE em Bruxelas, no domingo à noite, para um jantar informal e uma troca de pontos de vista sobre como avançar nas relações UE-EUA após as eleições americanas”, confirmou seu porta-voz.
Horas antes, o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, havia saudado a realização desse encontro, na véspera do conselho ordinário dos chefes da diplomacia do bloco, também em Bruxelas. Pouco depois da confirmação da vitória de Trump, Federica destacou que a UE “continuará trabalhando” com os Estados Unidos.
A Alemanha de Angela Merkel advertiu o republicano, por sua vez, de que uma futura “cooperação estreita” entre os dois países deve se fundar nos valores comuns democráticos, lembrando o presidente recém-eleito de sua “responsabilidade” em nível mundial.
O ministro Steinmeier disse esperar tempos “mais difíceis” no âmbito internacional com a chegada do magnata americano à Casa Branca.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião