O governo venezuelano anunciou neste domingo a desapropriação de 330.796 hectares de propriedades privadas que serão destinadas à criação de gado. O comunicado foi feito pelo presidente Hugo Chávez em seu programa dominical de radio e televisão "Alô Presidente".
- Estamos intervindo nessas propriedades de acordo com a lei e vamos fazê-las produzir para a criação de gado de corte e de leite. Isto passa a partir de hoje a ser propriedade social para satisfazer as necessidades do povo - disse Chávez.
O presidente afirmou que as terras desapropriadas não estavam em uso e disse que seu abandono contraria os interesses econômicos do país. Ele afirmou que se os proprietários de terra tentarem oferecer resistência às decisões do governo encontrarão uma resposta contundente.
Chávez citou o caso registrado neste domingo em que um grupo de pessoas a bordo de um veículo atacou militares que garantiam o cumprimento da medida. Segundo um chefe militar que participou do programa de rádio, o grupo estava sendo perseguido por unidades militares com apoio de helicópteros de combate Mi-35, recém-chegados da Rússia.
- Não se equivoquem, porque se lhes ocorrer a ideía de lançar uma agressão, a resposta será contundente e levará ao aprofundamento da revolução - ameaçou
O presidente indicou que as desapropriações de latifúndios improdutivos vão continuar, mas disse que os donos de pequenas propriedades não devem temer. As intervenções, segundo ele, serão dirigidas exclusivamente aos "latifúndios improdutivos".
Para Chávez, a existência de terras ociosas e muitos trabalhadores rurais sem espaço para cultivar cria tensões que podem resultar em atos violentos.
- Os latifundiários deveriam nos agradecer porque faz alguns anos que os trabalhadores rurais pediam fuzis e eu poderia ter-los feito conseguir para organizar uma guerra nestas terras - afirmou o presidente.