O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não participará da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta semana por problemas de agenda, anunciou nesta terça-feira o governo venezuelano.
Chávez foi responsável por um dos mais polêmicos discursos da assembléia em 2006, ao comparar o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao diabo.
O venezuelano, crítico ferrenho de Washington, não conseguiu no ano passado apoio à candidatura de seu país para um posto de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
"Devido a complicações de agenda e várias atividades a realizar em solo pátrio, (Chávez) não poderá participar", disse o Ministério de Comunicação e Informação da Venezuela em comunicado divulgado durante a madrugada.
O presidente da Venezuela, que faria seu discurso na quarta-feira, acrescentou que estará atento a todos os pronunciamentos e participações na Assembléia.
Chávez reclamou na reunião da ONU do ano passado de um suposto odor de enxofre no auditório onde Bush havia estado no dia anterior.