Momentos antes de deixar Brasília hoje, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, falou por telefone com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

CARREGANDO :)

Segundo nota distribuída pela assessoria do governo, Chávez encerrou o telefonema pedindo aplausos dos integrantes de sua comitiva para Lula, a quem o venezuelano agradeceu pela defesa da entrada da Venezuela no Mercosul. A adesão do país foi ratificada ontem em Brasília.

"Um aplauso para Lula! Viveremos e venceremos", disse o presidente, segundo o comunicado. Chávez reiterou o convite para que Lula, com agenda mais restrita depois de se submeter a um tratamento de câncer, viaje a Caracas.

Publicidade

Na terça-feira (31), durante a cerimônia para a adesão da Venezuela, Chávez comparou a importância histórica do ingresso do país ao Mercosul com a eleição de Lula em 2002.

"O ingresso da Venezuela como membro pleno do Mercado Comum do Sul tem alguma semelhança com o dia em que este povo do Brasil elegeu como seu presidente Luiz Inácio Lula da Silva [em 2002]", disse, após reunião com os demais presidentes do bloco.

A troca de afagos entre os políticos é constante. No mês passado, Lula gravou um vídeo para um encontro do grupo de partidos de esquerda Foro de S. Paulo apoiando a reeleição de Chávez -- ele busca obter mais um mandato de seis anos em 7 de outubro. "Chávez, tua vitória será nossa vitória", disse.