O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, informou nesta sexta-feira através de sua conta no Twitter que está partindo de Havana com rumo a Caracas, três semanas após deixar seu país para ser operado em Cuba.
"Boa tarde, mundo bom! Estamos decolando agora do Aeroporto Internacional José Martí rumo ao sul, rumo à Pátria! Obrigado, meu Deus!", anunciou Chávez em sua mensagem.
O presidente venezuelano almoçou com Fidel Castro e depois com o presidente cubano, Raúl Castro, que foi ao aeroporto para se despedir do colega sul-americano.
"Almoçamos com Fidel. Ele enviou um abraço gigantesco a todo o povo da Venezuela! Viveremos e Venceremos!", declarou. "Raúl veio se despedir de nós no Aeroporto e também manda uma saudação Martiana e Bolivariana! Viva Cuba! Viva Venezuela!".
Chávez partiu para Havana no dia 24 de fevereiro. Dois dias depois, submeteu-se a uma nova cirurgia para a retirada de um tumor cancerígeno de dois centímetros na mesma região de onde lhe foi extraído outro tumor em junho do ano passado. A única informação divulgada a respeito foi que estava na pélvis.
Há três semanas, Chávez foi se comunicando com seus seguidores por meio do microblog Twitter e mediante ligações telefônicas ao canal de televisão estatal, geralmente em coincidência com algum ato público de seus ministros.
O chefe de Estado, que não delegou o poder ao vice-presidente executivo, Elías Jaua, durante sua recuperação na ilha, continuou realizando tarefas de governo e se reunindo com seus ministros em encontros que foram retransmitidos pela televisão estatal em duas ocasiões.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião