O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse na sexta-feira que planeja conversar com integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) na Venezuela, após um esforço para quebrar o impasse sobre a libertação de pessoas sequestradas pelos guerrilheiros.

CARREGANDO :)

A proposta pode dar esperanças de um acordo para libertar vários reféns, incluindo a franco-colombiana Ingrid Betancourt, ex-candidata à Presidência da Colômbia, e três funcionários norte-americanos.

"O presidente (colombiano, Alvaro) Uribe, recebeu bem a idéia e eu receberei representantes das Farc na Venezuela para falar a esse respeito", disse Chávez após reunir-se com seu colega colombiano. Ele, no entanto, não deu detalhes de quando as conversas com os rebeldes aconteceriam.

Publicidade

Chávez disse ter recebido comunicações diretas das Farc na manhã de sexta-feira após oferecer sua atuação como mediador entre as guerrilhas e o governo de Uribe. Ele novamente não deu mais detalhes, mas pediu paciência.

Enquanto Uribe é um aliado próximo do presidente norte-americano, George W. Bush, que dá bilhões de dólares em ajuda militar à Colômbia, Chávez tem buscado fazer frente à influência de Washington n

Veja também
  • Clima ameno marca encontro entre Chávez e Uribe
  • Chávez vai à Colômbia negociar libertação de reféns das Farc
  • Farc vão entregar corpos dos 11 deputados mortos em cativeiro