Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que seus candidatos do Partido Socialista Unificado da Venezuela irão "demolir a burguesia" nas eleições parlamentares do próximo domingo.
"Vamos demolir a burguesia apátrida. No domingo vamos expulsar da Venezuela os burgueses sem pátria", disse Chávez em um comício no Estado de Táchira, no oeste do país, governado pela oposição, segundo a Agência France Presse (AFP).
Chávez garante que conseguirá manter nas eleições legislativas do próximo domingo a maioria absoluta de deputados do Partido Socialista Unido (PSUV) para continuar aprovando "leis socialistas" e radicalizar seu projeto político. O chefe de Estado venezuelano centrou totalmente na sua pessoa a campanha eleitoral dos candidatos do PSUV, confiante de que sua liderança irá angariar os votos necessários para obter os dois terços da Assembleia Nacional (Parlamento unicameral) e aprofundar assim seu projeto político, a "Revolução Bolivariana", sem obstáculos da oposição.
"Vamos à vitória de 26 para aprofundar, para radicalizar a revolução bolivariana, rumo ao socialismo", disse recentemente Chávez, que, como em outras ocasiões, transformou as eleições em um plebiscito sobre seu governo de onze anos.
O objetivo do PSUV é conseguir pelo menos 110 dos 165 assentos. Se conseguir, poderá legislar sobre temas fundamentais e designar os integrantes dos demais poderes públicos, como o Supremo Tribunal, a Procuradoria e o Conselho Eleitoral (CNE), sem necessidade de negociar com a oposição.