O presidente venezuelano, Hugo Chávez, informou nesta sexta-feira (14) que recebeu uma nova carta do líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Manuel Marulanda, mas não adiantou o seu conteúdo.
Chávez comentou o fato durante um discurso na cidade de Barquisimeto, 350 quilômetros a oeste de Caracas.
"Quando vinha para cá, recebi uma nova carta de Manuel Marulanda, o comandante das Farc. Estou atuando como mediador, falo com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e com 'Tiro Fijo' (pseudônimo de Marulanda). Há poucos dias telefonou o presidente da França, Nicolas Sarkozy. Agradeço muito pelo apoio que ele está dando", disse.
O presidente venezuelano agradeceu também o apoio que está recebendo "da Bolívia, da Argentina e de muitos países do mundo" pela paz na Colômbia. "Não queremos mais guerra, queremos paz", acrescentou.
A senadora colombiana Piedad Córdoba pediu a mediação de Chávez no dia 8 de agosto. O seu primeiro objetivo é conseguir uma troca humanitária de 45 reféns das Farc por membros do grupo guerrilheiro capturados pelas autoridades colombianas.
Chávez revelou que recentemente enviou "mensagens" a ambas as partes, cujo conteúdo não revelou. A carta recebida nesta sexta pode ser uma resposta.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas