Com ironia, o candidato da oposição venezuelana, Henrique Capriles, comentou um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV do presidente Hugo Chávez nesta segunda-feira, que acabou por interromper a transmissão de um encontro seu com líderes políticos no Parque Miranda, na capital, Caracas.
"Vão se acostumando a ter um presidente que fala de forma clara e concisa" e completou: "irmão, a preocupação é livre."
A 20 dias das eleições, a campanha eleitoral venezuelana já registrou confrontos entre partidários dos dois lados, denúncias de corrupção contra um aliado de Capriles e acusações de guerra suja contra o governo. A batalha, agora, teria chegado à TV.
"Nestes 20 dias temos que nos fortalecer", afirmou Capriles, numa transmissão pela internet, enquanto Chávez falava pela TV. "Ainda não vimos o filme completo da guerra suja."
O presidente apareceu em rede nacional no momento em que o canal privado Globovisión transmitia um discurso de Capriles. Chávez participava de um ato pelo início do ano letivo na comunidade de Macarao, também em Caracas. Ele interagiu com crianças e mencionou uma escola numa área indígena em Zulia.
A Globovision continuou com a transmissão de Capriles, mas apenas na internet. Os pronunciamentos em rede nacional do presidente são frequentes e já levaram pelo menos uma ONG, a Espacio Público, a pedir que elas sejam suspensas durante a campanha eleitoral. Para a organização, isso viola o princípio de igualdade de acesso aos meios de comunicação. O governo, no entanto, afirma que as transmissões são usadas para a divulgação de sua obra.