O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na quarta-feira que enviará um frasco de enxofre a seu colega Luiz Inácio Lula da Silva para que este o entregue ao presidente norte-americano George W.Bush, a quem anteriormente chamou de ``diabo'', num encontro marcado para março.
Em tom de gozação, Chávez se queixou, em setembro passado, durante a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), do ``odor de enxofre'' que havia deixado o governante norte-americano quando esteve no palanque no dia anterior.
``Aqui sim se cheira enxofre, compadre ... Eu vou mandar este frasco a Lula para quando o 'cavaleirinho' (Bush) for a Brasília. Lula, vou lhe mandar este resto de enxofre'', disse Chávez em discurso no Estado de Anzoátegui, em um campo da extensa Faixa Petrolífera de Orinoco.
Bush deve passar por Brasil, Colômbia, Guatemala, México e Uruguai, entre os dias 8 e 14 de março, para discutir assuntos de energia, tráfico de drogas e imigração ilegal com alguns de seus colegas.
As relações diplomáticas entre Washington e Caracas estão em seu ponto mais baixo em décadas, segundo analistas, em meio a uma intensa guerra verbal entre os dois governos.
Desde sua chegada ao poder em 1999, Chávez tem pregado a integração da América Latina como forma de combate à influência norte-americana na região.
Ao mesmo tempo, autoridades norte-americanas têm criticado o presidente venezuelano, argumentando que ele é um perigo para a democracia regional e acusando-o de usar a riqueza petrolífera de seu país como uma arma política.
Deixe sua opinião