O novo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, disse ontem que não há a "menor dúvida" de que Chávez está "mandando e tomando decisões" desde Havana, onde está internado há cinco semanas.
De acordo com o jornal Venezuelano El Universal, Jaua disse que sua nomeação assinada por Chávez e publicada no Diário Oficial venezuelano na última terça-feira prova que o presidente está exercendo o poder.
Durante entrevista transmitida pela emissora colombiana Blu Radio, Jaua disse Chávez é o único membro do governo que pode nomear ou destituir ministros e que nem ele nem o vice-presidente, Nicolás Maduro, "cometeriam tamanha irresponsabilidade".
Jaua pediu ainda que a oposição "respeite a legitimidade do governo bolivariano da Venezuela e que pare de gerar insegurança e incerteza".
"Nosso povo está consciente de que o presidente Hugo Chávez tem que se recuperar, e essa é sua maior preocupação."
Oposição
Na quarta-feira, o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, pediu uma prova de vida de Chávez, que não é visto nem ouvido desde sua cirurgia contra o câncer em Cuba há cinco semanas.
"Se o presidente da República pode assinar decretos, peço a ele que se mostre, que fale à Venezuela", disse Capriles em sua posse para um novo mandato como governador do estado de Miranda.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas