Aparentemente sem consultar ninguém, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, decidiu ontem expropriar vários edifícios históricos da Praça Bolívar, no centro de Caracas, para recuperar seu valor histórico.
A decisão foi anunciada pelo governante durante seu programa dominical de rádio e televisão "Alô, Presidente.
Chávez abriu a transmissão ao vivo diretamente da praça, onde foi recebido por um grupo de simpatizantes conhecidos como "custódios do libertador e, enquanto caminhava lentamente com eles, rememorou aspectos da história do local. Quando o prefeito de Caracas, Jorge Rodrigues, lhe disse que o prédio estava ocupado por diversos negócios privados, o presidente decretou: "Que seja expropriado. Ao perguntar por outros três edifícios da praça e receber do prefeito a mesma resposta, Chávez também ordenou que essas propriedades privadas fossem expropriadas.
Eleições no Brasil
Chávez também falou sobre as eleições no Brasil. Afirmou que será "nefasto para a América Latina se a direita ganhar as eleições presidenciais, em outubro. "Temos certeza que o império norte-americano vai fazer tudo para que a direita ganhe no Brasil, para ter, a partir de janeiro de 2011, um governo subordinado a seus mandatos, o que seria nefasto para a América Latina, disse.