Chávez ao desembarcar em Caracas, após 11 dias em Cuba.| Foto: Presidência da Venezuela/Reuters

Depois de passar 11 dias em­­ Cuba, para tratamento­­ contra o câncer, o presidente Hugo Chávez retornou à Ve­­nezuela ontem. No entanto, seu quadro de saúde desperta preocupação: segundo o jornalista Nelson Bocaranda, Chávez não vem apresentando melhora. Em sua coluna on-line, Bocaranda diz que "a negação da doença, manifestada a cada aparição, somada à depressão provocada por conhecer a realidade e não poder compartilhá-la com seus seguidores" são "os principais inimigos de sua recuperação".

CARREGANDO :)

Segundo Bocaranda, estes seriam os motivos pelos quais os médicos brasileiros que fariam parte da equipe médica de Chávez se retiraram do grupo. O líder da Venezuela também estaria prestes a receber um enviado do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, antes de sua próxima viagem a Cuba. A assessoria de imprensa do Instituto Lula nega a informação.

De acordo com as fontes do jornalista, Chávez agora deve fazer várias pequenas transmissões na tevê estatal, direto de seu gabinete, para mostrar que está bem e recuperado.

Publicidade

O presidente também es­­­­taria disposto a anunciar a­­ nomeação do chanceler Ni­­colás Maduro como vice-presidente da República, assunto abordado durante os dias em Cuba.

A tevê estatal não transmitiu ao vivo a chegada do­­ presidente, por volta de 0h50min de ontem. No entanto, ­­Chávez já havia falado à emissora por telefone na segunda-feira, depois de nove dias de silêncio — e de muitos rumores sobre seu estado e especulações, inclusive sobre sua morte.