Caracas Em seu programa dominical Alô, Presidente, o líder venezuelano Hugo Chávez revelou sua intenção de mudar o fuso horário atual da Venezuela atrasando em meia hora os relógios do país. Em seu discurso, Chávez vinculou a nova medida ao seu plano de reduzir a jornada de trabalho no país de 8 para 6 horas.
O presidente acredita que ao reduzir as horas trabalhadas, a produtividade nacional vai aumentar e que a mudança de horário vai criar um efeito metabólico nas pessoas.
Segundo o ministro de Ciência e Tecnologia da Venezuela, Héctor Navarro, a medida visa distribuir a luz do Sol de maneira mais "justa". Navarro afirma que a mudança vai ajudar crianças pobres que são obrigadas a acordar de madrugada para ir à escola. "Estudos científicos determinaram que a atividade metabólica dos seres vivos está sincronizada com a luz do Sol", afirmou ontem.
O ministro explicou que a nova medida será aplicada dentro de três semanas. O ministro afirmou que o novo horário do país será estabelecido quatro horas e meia abaixo do fuso horário de Greenwich.