O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu nesta quarta-feira o chanceler russo, Sergei Lavrov, com quem analisou a relação bilateral e anunciou que visitará Moscou "em breve", entre final do ano e início de 2012.

CARREGANDO :)

Após uma "reunião de várias horas", segundo disse, Chávez declarou a jornalistas que revisaram "tudo" com Lavrov, que chegou na terça-feira a Caracas para concluir uma viagem que começou na segunda-feira em El Salvador e que também o levou ao Peru.

O presidente assegurou que analisaram "a cooperação financeira, o banco binacional russo-venezuelano, a cooperação técnico-científica, militar, de segurança e de defesa, e sobre o petróleo", e confirmou que seu Governo administra perante Moscou um crédito de US$ 4 bilhões para "escorar e fortalecer" a cooperação técnico-militar, embora indicasse que também o fará com projetos de petróleo, gás e indústria.

Publicidade

Por sua vez, Lavrov destacou, segundo a tradução oficial, os laços entre ambos países e a cooperação "no colóquio internacional, no marco da ONU".

"Estamos interessados que o mundo se transforme cada vez mais policêntrico, sejamos policêntricos, que se forme a arquitetura mais sólida, cada vez mais, fortalecendo os centros econômicos e um desses centros é América Latina, sem dúvida alguma", acrescentou o chefe da diplomacia russa disse que veem com "grande simpatia" os processos de integração na região.

Segundo a corporação estatal russa para a exportação de armamento, Venezuela comprou quase US$ 11 bilhões em armas russas nos últimos cinco anos, o que o transformou no principal importador de armas russas na América Latina.