O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez sua primeira aparição na televisão estatal do país em duas semanas logo após voltar de Havana, onde recebeu tratamento contra o câncer. Chávez, de 58 anos, reduziu sua participação em eventos públicos desde outubro, quando venceu as eleições presidenciais na Venezuela. Ele deveria participar da cúpula do Mercosul em Brasília, ontem, mas evitou a viagem.
O período em que Chávez permaneceu em Cuba elevou as especulações na imprensa venezuelana sobre o verdadeiro estado de saúde do presidente, que luta contra o câncer desde 2011.
"Eu estou muito feliz de estar aqui novamente", disse Chávez, em tom de brincadeira no aeroporto de Caracas, na madrugada de ontem.
Chávez afirma que pouco antes de partir de Havana teve uma reunião informal com o ex-presidente cubano Fidel Castro no Aeroporto José Martí em Havana. "Nós sentamos e conversamos um pouco. Não sei porque, mas ficamos conversando sobre poesia", disse Chávez.
A nova viagem de Chávez levou a especulações porque a Venezuela terá importantes eleições para os governos estaduais em 16 de dezembro. Além disso, a reunião do Mercosul de ontem foi a primeira em que a Venezuela participou como integrante plena do bloco.
Nas eleições do dia 16, estarão em jogo os governos de 23 dos 24 estados da Venezuela.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia