O presidente venezuelano, Hugo Chávez, intermediário na tentativa de retomar o diálogo entre o Exército de Libertação Nacional (ELN) e o governo colombiano, disse que recentemente se reuniu em Caracas com o porta-voz guerrilheiro Pablo Beltrán.
Chávez disse à rádio colombiana RCN em Caracas nesta quarta-feira que o porta-voz da guerrilha também se encontrou com o alto comissário para a paz na Colômbia, Luis Carlos Restrepo.
O comissário confirmou que se reuniu com Beltrán em Caracas entre 4 e 7 de setembro.
Durante a reunião com Beltrán, o presidente venezuelano propôs um encontro entre delegados do ELN e do governo colombiano.
O ELN e o governo colombiano de Avaro Uribe concluíram no final de agosto em Havana uma rodada de negociações, a oitava desde dezembro de 2005. Os debates terminaram sem acordo sobre um cessar-fogo que Bogotá exige como requisito para a negociação de paz.
Os rebeldes acusam o governo colombiano de evitar o consenso e querer impor suas exigências. Enquanto isso, o Executivo afirma que o ELN, segunda maior guerrilha colombiana, com 4.000 combatentes, está retardando o processo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas