Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Venezuela

Chávez segue sem adversário

Caracas – O presidente da Venezuela tem 55% das intenções de voto, conforme uma pesquisa da Interlaces. Hugo Chávez, que governa desde 2000, deve permanecer na Presidência se até 3 de dezembro não surgir um adversário de peso.

A pesquisa da Interlaces foi realizada em junho, mas só teve os resultados divulgados quinta-feira, na Venezuela. Segundo o consultor norte-americano Dick Morris, "nenhum dos candidatos que estão hoje na corrida eleitoral é capaz de derrotar o presidente Chávez". Ele foi assessor do conservador Felipe Calderón, que venceu por menos de 1% as eleições presidenciais de 2 de julho no México.

Chávez tem mais da metade dos votos em todas as pesquisas realizadas nos últimos meses. Bem atrás, estão o governador do estado petroleiro de Zulia (oeste), Manuel Rosales (7%), o dirigente do partido Primero Justicia (centro-direita), Julio Borges (5%) e o veterando esquerdista Teodoro Petkoff (3%).

Apenas 17% dos eleitores disseram que podem votar em um "candidato novo", segundo a pesquisa. Ao todo, foram coletadas 1,2 mil entrevistas entre 7 e 24 de junho em 55 cidades.

Apesar de enfrentar fortes críticas em seu próprio país, Chávez tem garantido amplo apoio popular com um discurso nacionalista e anti-Estados Unidos. Em seus pronunciamentos, ele opõe os interesses norte-americanos aos do povo venezuelano e diz que a América Latina precisa se unir contra Washington.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros