O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, continua a receber "duros" tratamentos complementares de quimioterapia, após uma cirurgia delicada em dezembro, em Cuba, pela recorrência de um câncer na região pélvica, disse sexta-feira o vice-presidente Nicholás Maduro.

CARREGANDO :)

"Os tratamentos recebidos pelo comandante Chávez são duros, mas agora ele tem uma força superior a tratamentos... e está em boas condições de espírito", disse Maduro, no Hospital Militar de Caracas, em uma tentativa de acabar com uma nova onda de rumores sobre a condição de líder.

Várias versões têm inundado as redes sociais nos últimos dias sobre a saúde do presidente, que não tem sido visto em público há mais de 80 dias e que só mostrou um punhado de fotos, nas quais aparece junto com as filhas em um quarto de hospital em Havana.

Publicidade

"Depois (de Janeiro) houve uma melhora geral em todo o quadro... e os médicos decidiram começar terapias complementares", disse Maduro, acrescentando que esses tratamentos consistem em "quimioterapias".

O líder de 58 anos passou por uma cirurgia de emergência em Cuba no início de dezembro e há cerca de duas semanas voltou a Caracas, onde ele permanece internado e respira com a ajuda de um tubo traqueal.

Seu retorno, no entanto, não tem conseguiu esclarecer se ele vai retomar o comando ou se vai se afastar. Até agora, o governo indicou que as prioridades de Chávez são médicas, e não políticas.