O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste domingo que seu projeto socialista é diferente do modelo cubano e que respeitará a propriedade privada e a economia mista.

CARREGANDO :)

O presidente venezuelano afirmou que seu programa Socialismo do Século XXI é um "socialismo com particularidades, uma delas é um modelo de economia mista. Não negamos a propriedade privada".

"Quem pretende dizer que eu estou seguindo as linhas de Fidel (Castro) não tem nem idéia de como avançam os processos históricos", disse em seu programa de domingo "Alô Presidente", que durou mais de cinco horas.

Publicidade

Chávez anunciou este mês a nacionalização das telecomunicações e da energia elétrica.

Além disso, o governo venezuelano tomará o controle acionário da exploração de petróleo da Faixa do Orinoco, rica em petróleo extra-pesado.

"O petróleo não será privatizado nunca", insistiu Chávez.

"Nós respeitamos a revolução cubana, respeitamos Fidel, que é referência moral, política, ideológica", disse, para definir a aliança com seu principal aliado, que está com 80 anos.

Chávez disse que Fidel é o "Cesar do socialismo e da dignidade", parafraseando o independentista cubano José Martí sobre seu herói preferido do século XIX, Simón Bolívar.

Publicidade

"Cuba é Cuba e Venezuela é Venezuela. Bolívia é Bolívia em seu tempo e seu espaço", disse, enfatizando as diferenças nos processos dos três governos de esquerda.

Para Chávez, o povo venezuelano "recebe com alegria os anúncios de nacionalização dos setores estratégicos da economia".

Chávez justificou a aceleração de suas medidas, apelando para sua formação militar: "Sou do quartel. Gosto da guerra, da guerra relâmpago".

"Pátria socialismo ou morte acima de tudo", exclamou o presidente ao final de seu programa semanal.

Publicidade