O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, obteria mais que o dobro de votos de seu principal rival nas eleições de dezembro, Manuel Rosales, sobre quem tem uma vantagem de 30 pontos, segundo uma pesquisa divulgada na terça-feira.

CARREGANDO :)

O levantamento, da fundação espanhola Centro de Estudios Políticos y Sociales (CEPS), mostrou que o presidente tem 57,8% das intenções de voto contra 26,9% de Rosales.

A pesquisa, realizada em colaboração com a empresa local Veneopsa, foi feita entre 26 de outubro e 1o de novembro, com 2.964 entrevistados em todo o território nacional, e tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais.

Publicidade

Ambos os candidatos melhoraram em relação ao levantamento anterior do CEPS, entre 9 e 21 de outubro, em que Chávez obteve 55,8% enquanto Rosales tinha 25,9%.

As principais pesquisas publicadas até agora dão uma ampla vantagem ao carismático presidente venezuelano, que goza de altos níveis de popularidade no país graças a seus numerosos programas sociais dirigidos aos menos favorecidos.

Rosales, licenciado temporariamente de seu cargo de governador do Estado de Zulia, conseguiu unir em torno de sua candidatura a maior parte da oposição e fazer uma frente comum para tentar desbancar Chávez.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por supostamente ter interferido na campanha venezuelana, segundo reportagem da BBC Brasil.

Publicidade