O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viaja na noite deste sábado a Cuba para realizar sessões de radioterapia e não planeja viajar ao Brasil para tratar o câncer na região pélvica, informou à Reuters uma fonte próxima do presidente venezuelano, contrariando informações que circularam nos últimos dias.

CARREGANDO :)

Chávez, que já fez duas cirurgias para remoção de tumor em Cuba, conversou nos últimos dias por telefone com o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva e, segundo relato de fontes próximas a Lula, o brasileiro não sugeriu que Chávez transferisse o tratamento para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

As mesmas fontes disseram que na conversa, em tom emotivo e que tratou da remissão do câncer do brasileiro, Lula pediu a Chávez que fosse disciplinado e sério na condução do tratamento. Eles também combinaram de se encontrar em uma visita de Lula à Venezuela.

Publicidade

Um dos médicos do Sírio Libanês que participou da equipe que tratou os tumores da presidente Dilma Rousseff, do ex-vice-presidente José Alencar e do próprio Lula afirmou à Reuters não ter sido informado sobre uma possível mudança do tratamento de Chávez para em São Paulo.

A fonte próxima do governo venezuelano disse que Chávez deverá ter agendas de trabalho neste sábado, antes de embarcar para Cuba para dar prosseguimento ao tratamento.

O jornalista independente venezuelano Nelson Bocaranda, que em 2011 antecipou a informação sobre a doença do presidente daquele país, publicou no twitter nesta sexta-feira que um avião do governo da Venezuela havia partido para o Brasil para preparar a chegada de Chávez ao Hospital Sírio Libanês e que Chávez se reuniria com Lula e Dilma no hospital já no final de semana.

Veja também
  • Chávez pede a Jesus que "não o leve ainda" porque ainda tem muito a fazer
  • Chávez volta à Venezuela após nova etapa de radioterapia