O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na noite de hoje que está voltando para Caracas, após 11 dias de tratamento em Cuba. O mandatário faz sessões de radioterapia para se recuperar de um câncer na região pélvica, retirado em cirurgia em fevereiro.

CARREGANDO :)

"Já no avião, na pista do [aeroporto internacional] José Martí. Rumo à pátria venezuelana, com mais otimismo que nunca! Viveremos e venceremos!", disse Chávez, em mensagem no microblog Twitter.

Diferentemente das outras ocasiões, em que tinha pronunciamentos frequentes com os cidadão venezuelanos, Chávez apenas se comunicou à população do país uma vez, em uma ligação telefônica com o canal público VTV, na última segunda.

Publicidade

Apesar de permanecer fora do país durante mais de cinco dias, o presidente foi autorizado pela Assembleia Nacional a governar de Cuba, sem delegar funções ao vice-presidente, durante "o tempo que considerasse oportuno".

Líder

Mais cedo, o vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, afirmou que o presidente Hugo Chávez cresceu como líder durante o tratamento de um câncer na região pélvica, descoberto há um ano.

"Agora estamos mais que nunca com Chávez porque ele cresceu como líder, como chefe de governo. Mesmo em um tratamento complexo, o comandante não deixou de governar e honrar seu compromisso com o povo da Venezuela", afirmou Jaua em entrevista à emissora pública Televen.

Jaua destacou o papel do presidente durante o tratamento contra o câncer. "Se vemos o balanço que o presidente produziu como governante durante sua recuperação, é admirável o que fez, que não é mais que governar com ênfase nas maiorias".

Publicidade