Em evento numa igreja do Harlem, em Manhattan, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, repetiu nesta quinta-feira - desta vez, de modo velado - o insulto ao presidente George W. Bush que fizera na quarta-feira, chamando-o repetidas vezes de "diabo".
Segundo o canal Fox News, na igreja batista Monte das Oliveiras, Chávez disse que "às vezes o diabo toma a forma humana".
- Não faço referências pessoais quando falo do diabo, ainda que às vezes ele toma forma humana, ou de pessoas que atuam como ele - provocou.
O comentário foi recebido com vaias e também aplausos. Parte das pessoas presentes gritou: "Chávez, Chávez, o povo está com você", quando ele entrou na igreja.
Chávez foi ciceroneado pelo ator Danny Glover, que é ativista em defesa dos direitos dos negros americanos e opositor de Bush. Glover, que atuou na série cinematográfica "Máquina Mortífera", chamou Chávez de "visionário". E foi citando um dos ícones do cinema americano que o presidente da Venezuela soltou mais farpas contra Bush:
- Todo dia eu peço a Deus, e o mais rapidamente seria melhor, que o povo americano eleja um presidente com o queal se possa conversar, com o qual se possa trabalhar, com o qual se possa falar cara a cara como um irmão e que veja o outro como um igual. Não esse cavalheiro que anda como John Wayne.
Visitar bairros pobres de Nova York já está virando tradição para Chávez. No ano passado ele esteve no Bronx, uma das zonas mais violentas da maior cidade americana. Este ano, no Harlem, o presidente sul-americano anunciou a expansão de um programa de combustível mais barato para a comunidade carente. Os EUA são os maiores importadores do petróleo venezuelano.
Quem organizou o evento foi a empresa Citgo, de propriedade do governo da Venezuela. Ela tem sede em Houston, no Texas, e fornece energia subsidiada a famílias de baixa renda em Nova York, Boston, Chicago e Filadélfia durante os meses de inverno.
Na terça-feira, durante sua intervenção na abertura da 61ª Assembléia Geral da ONU, Chávez arrancou risos da platéia ao encerrar o seu discurso, dizendo que "há um cheiro de enxofre na ONU, porque o diabo esteve aqui". O presidente dos EUA havia discursado um dia antes.
O mandatário sul-americano comentou, ainda, que seria preciso chamar um psiquiatra para analisar o discurso feito por Bush na abertura do evento, na terça-feira.
As declarações de Chávez vem enfurecendo até adversários de Bush. Uma opositora do presidente dos EUA chamou o líder venezuelano de "assassino".
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura