Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câncer

Chávez volta à Venezuela de surpresa

Simpatizantes de Hugo Chávez se reúnem perto do hospital militar em que o presidente está internado desde ontem | Jorge Silva/Reuters
Simpatizantes de Hugo Chávez se reúnem perto do hospital militar em que o presidente está internado desde ontem (Foto: Jorge Silva/Reuters)
Faixa com o retrato de Chávez no hospital militar |

1 de 1

Faixa com o retrato de Chávez no hospital militar

O presidente Hugo Chávez voltou para a Venezuela ontem de madrugada, de modo inesperado. Ele passou pouco mais de dois meses em Cuba, onde foi submetido à cirurgia para tratar um câncer. Agora, ele está internado em um hospital militar de Caracas para dar continuidade ao processo de recuperação.

O horário esdrúxulo da viagem segue o método adotado em outras viagens que Chávez fez à ilha caribenha, ao menos durante o período em que busca tratamento para um câncer diagnosticado há um ano e oito meses (supostamente na região pélvica).

Através de uma mensagem no Twitter, Chávez, que não usava esse meio há quatro meses, confirmou seu retorno à Venezuela por volta das 2h30 da madrugada, em Caracas. "Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado meu Deus!! Obrigado Povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento", escreveu o presidente em sua conta (@chavezcandanga). "Sigo aferrado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras. Até a vitória sempre!! Viveremos e venceremos!!!"

Além de ter anunciado seu retorno à Venezuela, o presidente venezuelano também usou o Twitter para agradecer o apoio que recebeu em Cuba e o carinho de seu povo.

Segundo fontes do governo, Chávez está internado no Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo em Caracas, onde foi levado para continuar com seu tratamento.

"Um dia como o de hoje, um 18 de fevereiro de 2013, o que temos é mente positiva, oração amorosa e felicidade absoluta porque nosso comandante está aqui", declarou o vice-presidente Nicolás Maduro em declarações ao canal estatal "VTV".

Aliados fazem festa na porta do hospital

Reuters

Dançando, cantando e disparando fogos de artifício, milhares de partidários animados do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Era uma atmosfera tão festiva em frente ao hospital militar em Caracas, para onde Chávez foi levado ontem, que os funcionários da segurança tiveram de pedir calma para não perturbar os outros pacientes.

"Amo o presidente com toda a minha alma, graças ao Deus todo-poderoso por tê-lo trazido de volta para mim", disse Alexandra Viloria, de 43 anos, segurando um boneco de Chávez e usando a cor vermelha de seu Partido Socialista no meio da multidão reunida em frente ao portão do hospital.

A alegria de seus fãs era desenfreada, embora Chávez continue em estado grave e haja especulação de que ele possa ter voltado para casa para renunciar e preparar uma transição suave dentro de seu Partido Socialista.

RepercussãoCapriles dá boas-vindas ao adversário e pede "sensatez" do governo

Efe

O líder da oposição venezuelana Henrique Capriles deu as boas-vindas ao presidente Hugo Chávez. "Bom dia, lendo a notícia de que o presidente retornou, seja bem-vindo à Venezuela, tomara que seu retorno gere sensatez em seu governo", publicou Capriles ontem no Twitter (@hcapriles) sobre o Executivo, liderado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, desde que Chávez foi operado.

O líder opositor, que perdeu as eleições presidenciais para Chávez em 7 de outubro do ano passado, acrescentou: "Que o retorno do presidente signifique que o sr. Maduro e os ministros trabalharão, há milhares de problemas a resolver".

"Tomara que o retorno do presidente seja definitivo e signifique a paralisação imediata do #PaquetazoROJO [pacotão vermelho]", acrescentou, em alusão à decisão do governo de desvalorizar a moeda 32% frente ao dólar.

Também expressou: "Aos cheios de ódio, não percam seu tempo insultando, os filhos de Deus sempre desejamos o bem a nosso próximo, que Deus os ilumine".

TestemunhoFuncionária de hospital em Caracas diz ter visto presidente caminhando

Folhapress

Uma funcionária do departamento de emergências do Hospital Militar de Caracas, onde Hugo Chávez está internado, afirmou à rede estatal de TV Venezuelana (VTV) ter visto o mandatário caminhando no local na madrugada de ontem. O canal Univisión também reporta ter tido acesso a uma fotografia que mostraria Chávez caminhando no centro médico em Caracas. Segundo a enfermeira, ele teria dado entrada no hospital com seus próprios pés – não em maca, nem em cadeira de rodas. Ela afirmou à VTV ter inclinação chavista.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.