O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, retornou nesta segunda-feira ao Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, em Caracas, um ano e meio depois de ficar internado para passar por sessões de quimioterapia após a primeira cirurgia por conta de um câncer.
O vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse que o líder já está em seu quarto no hospital, rodeado por sua família e por algumas figuras do Governo que o acompanharam em sua chegada a Caracas, mais de dois meses depois de passar por uma cirurgia em Cuba no dia 11 de dezembro.
Chávez ficou internado no hospital de Caracas entre agosto e setembro de 2011 para passar pelo terceiro ciclo de quimioterapia após uma cirurgia contra um câncer diagnosticado em junho do mesmo ano.
O hospital militar foi construído em 1960 e leva o nome de um dos heróis da independência, o doutor Carlos Arvelo, chefe dos médicos do Exército de Simón Bolívar.
O Hospital Militar, que também atende civis hoje em dia, ocupa o primeiro lugar nacional e na América Latina em transplantes de rim, com cerca de 500 operações por ano, e atende ao redor de 29 mil pacientes, dos quais 27 mil não são militares.
O hospital faz parte da rede de centros médicos que participam da Missão Milagro, programa médico impulsionado por Cuba e Venezuela para cuidar de pessoas da região que não possuem recursos .