• Carregando...
Militares guardam hospital onde Chávez está internado | Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Militares guardam hospital onde Chávez está internado| Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Sem informações

Hospital mantém sigilo sobre as condições de saúde de Chávez

Agência O Globo

O Hospital Militar Carlos Arvelos, em Caracas, onde Hugo Chávez está internado desde segunda-feira, guarda o segredo do real estado de saúde do presidente venezuelano.

Desde segunda-feira, venezuelanos cercaram o hospital para celebrar o retorno do líder, que permaneceu em Cuba por mais de dois meses se recuperando da quarta cirurgia contra um câncer. Líderes do Partido Socialista Unido da Venezuelana, no entanto, pediram que eles se retirassem para respeitar o "entorno do presidente".

O Hospital Militar reúne todas as condições para que se mantenha o sigilo: um andar que só atende funcionários do alto escalão, escoltado pela Polícia Militar, que recebeu, segundo os médicos, reforço de agentes da inteligência camuflados entre o pessoal que tem acesso ao local onde está o presidente.

Não é a primeira vez que Chávez é internado nesse hospital, inaugurado pelo ditador Marcos Pérez Jiménez em 1965. Foi lá também que ele enfrentou a terceira fase de seu tratamento entre agosto e setembro de 2011 e foi operado da vista em 1993.

O governo da Venezuela classificou ontem de ingerência a declaração oficial do Departamento de Estado dos EUA sobre o retorno do presidente Hugo Chávez a Caracas. A porta-voz da chancelaria norte-americana, Victoria Nuland, defendeu que "os venezuelanos decidam como acontecerá a transição" na Venezuela.

Ontem, a chancelaria venezuelana divulgou nota considerado que o comentário "constitui uma nova e grosseira interferência de Washington em assuntos internos" do país.

"As especulações da referida porta-voz sobre a situação do presidente Hugo Chávez e sobre as instituições venezuelanas geraram uma profunda indignação no povo da Venezuela, que hoje acompanha com entusiasmo e afeto o comandante presidente", prossegue a nota.

Chávez foi reeleito para um novo mandato como presidente em outubro do ano passado. Em dezembro, no entanto, ele precisou viajar novamente a Cuba para extrair cirurgicamente um tumor reincidente na pelve. A recuperação prolongada impediu que Chávez fosse empossado em janeiro, conforme o previsto originalmente.

No início desta semana, depois de pouco mais de dois meses ausente, Chávez anunciou pelo Twitter seu retorno a Caracas. De acordo com o governo, Chávez foi levado do aeroporto diretamente para um hospital militar. Apesar do regresso, Chávez não apareceu em público desde que voltou a seu país.

Morales

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse ontem que não pôde se reunir com Chávez por causa do delicado estado de saúde em que se encontra o líder bolivariano.

"Ontem tentei visitá-lo, conversei com os médicos, mas eles ainda estão envolvidos com o tratamento", disse Morales durante uma entrevista coletiva concedida na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Morales fez uma escala em Caracas antes de seguir para os Estados Unidos com a intenção de ver Chávez. No hospital militar de Caracas, para onde Chávez foi levado depois de regressar à Venezuela após mais de dois meses recuperando-se de uma cirurgia em Cuba, Morales reuniu-se com familiares e médicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]