Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terror

Chechenos reivindicam atentado contra trem na Rússia

Rebeldes chechenos reivindicaram a responsabilidade pelo atentado a bomba contra um trem no qual 26 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na Rússia na semana passada, segundo uma página na internet simpática aos insurgentes.

O anúncio, publicado na página Kavkazcenter.com, confirma as suspeitas das autoridades russas de que o ataque teria sido perpetrado por separatistas islâmicos do Cáucaso do Norte. A confirmação também alimenta temores de que venha a ocorrer uma nova onda de atentados fora da conturbada região do Cáucaso depois de cinco anos de episódios de violência concentrados na área.

A reivindicação, divulgada em nome do líder separatista checheno Doku Umarov, diz que o ataque ao expresso Moscou-São Petersburgo foi executado por ordem do "senhor da guerra". "Nós declaramos que essa operação foi preparada e executada sob as ordens do emir do Emirado do Cáucaso", como é chamado Umarov por seus simpatizantes.

Acredita-se que Umarov chefie uma rede de células separatistas no instável Cáucaso do Norte, região de maioria muçulmana onde grupos armados lutam contra Moscou.

Pouco depois do descarrilamento do trem, na sexta-feira, investigadores russos disseram acreditar que o episódio não fora acidental depois de terem encontrado vestígios de explosivos e uma cratera perto do local da tragédia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.