Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito

Chefe da Liga Árabe diz que conversas sobre paz na Síria serão em novembro

O chefe da Liga Árabe, Nabil Elaraby, disse neste domingo (20) que negociações de paz destinadas a acabar com o conflito na Síria ocorrerão em 23 de novembro, em Genebra.

"Eu discuti o caso da Síria com Lakhdar Brahimi e foi decidido que a reunião de Genebra ocorrerá no dia 23 de novembro e arranjos estão sendo feitos para preparação desta conferência", disse Elaraby a jornalistas no Cairo, após uma reunião com Brahimi, enviado internacional para a Síria.

Mas, na mesma entrevista coletiva, Brahimi disse: "A data não foi definida oficialmente".

Um alto funcionário sírio disse na semana passada que a conferência já atrasada foi marcada para 23-24 de novembro, mas co-organizadores da Rússia e dos Estados Unidos disseram que nenhuma data foi definida.

Os esforços internacionais para deter o derramamento de sangue no conflito de dois anos e meio na Síria já enfraqueceram, mas um acordo fechado no mês passado para a Síria se livrar de seu arsenal de armas químicas reacendeu esforços para convocar a conferência, apelidada de "Genebra 2".

A oposição profundamente dividida, no entanto, reluta em participar, e o governo do presidente Bashar al-Assad disse que não iria considerar qualquer acordo que exigisse que o presidente renuncie.

Najib Ghadbian, representante dos EUA na coalizão de oposição, disse que um componente importante da coalizão havia decidido contra a participação, mas disse que outros membros do grupo ainda podem decidir ir, supondo que Assad não estará lá.

Brahimi, que falou mais cedo que não haveria condições para participar nas conversações de paz, disse no domingo que uma conferência não poderia ser realizada sem uma oposição que represente a população em oposição da Síria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.