O chefe das operações de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), o francês Alain Le Roy, vai deixar o cargo no fim do seu mandato, em agosto, disse a entidade na segunda-feira.
Em nota, o porta-voz Farhan Haq afirmou que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "lamenta profundamente" a decisão de Le Roy, mas "entende plenamente as razões familiares" por trás da decisão.
Le Roy comanda o Departamento de Operações de Paz da ONU há três anos, período em que supervisionou o envolvimento da organização em crises na República Democrática do Congo, no Haiti, no Sudão, na Costa do Marfim e em outros lugares.
"Le Roy enfrentou todos os desafios operacionais com grande habilidade e dedicação, o que resultou em importantes feitos no terreno", disse Haq.
"Ao mesmo tempo, ele tem trabalhado constantemente e com sucesso com os Estados membros e com outros parceiros para tornar as operações de paz da ONU cada vez mais efetivas e eficientes."
Um porta-voz do departamento de missões de paz disse que Le Roy "expressou o desejo de dedicar mais tempo à sua família e irá voltar à França no fim do seu atual mandato."
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas