Atualizado em 11/11/2006 às 17h44
Líderes do Exército dos Estados Unidos começaram uma ampla revisão da estratégia no Iraque e em outras áreas de crise inseridas na campanha do presidente George W. Bush contra o terrorismo, reportou no sábado o "New York Times".
Citando representantes do Pentágono, o jornal disse que o presidente do Conselho da junta de chefes, general Peter Pace, definiu uma equipe com os militares mais inteligentes e inovadores. O time foi encarregado de avaliar temas como Iraque e Afeganistão, entre outros.
Enquanto isso, neste sábado, carros-bomba mataram pelo menos oito pessoas e deixaram quase 40 pessoas feridas.
Também no sábado, Bush disse que a substituição de Donald Rumsfeld no Departamento de Defesa representa mudança.
O general anunciou a revisão da estratégia em uma série de entrevistas televisivas na sexta-feira, mas não deu muitos detalhes.
O "New York Times" disse que entre as idéias discutidas estava a ampliação do tamanho das forças de segurança no Iraque, além de esforços de treinamento e um ajuste no contingente especificamente dos EUA no Iraque.
A revisão da estratégia militar, que formalmente começou em 25 de setembro, está sendo coordenada com o resto do governo, mas o time do Pentágono não se reuniu com membros do Grupo de Estudos do Iraque, informou o jornal.
O grupo vai se reunir na segunda-feira com o presidente George W. Bush. O primeiro-ministro Tony Blair participará à distância , de Londres, pelo sistema de videoconferência.
O anúncio da revisão coincide com o processo que será aberto , na Alemanha, por vítimas de Guantánamo e Abu Grhaib.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Prisão de Daniel Silveira contrasta com política do CNJ que relaxou saidinha em SP