O total de mortos no sul da China pelas chuvas torrenciais e inundações causadas pelo tufão Bilis subiu para 154, informou nesta segunda-feira a imprensa chinesa.
O Bilis passou pelas Filipinas e Taiwan antes de atingir a China, onde passou a ser classificado como uma tempestade tropical mas ainda devastadora.
Na província de Hunan, no sul do país, cerca de 2,3 milhões de pessoas em três cidades e 13 condados foram afetadas pelas enchentes, com 78 mortos e cem desaparecidos, informou o "Beijing News".
Segundo o jornal, 43 pessoas morreram na província de Fujian, no sudeste, enquanto inundações destruíram 19 mil casas e forçou a retirada de 519 mil pessoas. Vinte e quatro pessoas estão desaparecidas.
As enchentes em 29 condados mataram ao menos 33 pessoas na província de Guangdong, acrescenta o jornal.
As inundações interromperam o transporte ferroviário, deixando milhares de pessoas em estações ao longo da principal linha Pequim-Guangzhou. Uma seção da via férrea em Guagndong estava sob 1,3m de água.
Em Lechang, em Guangdong, alguns moradores ficaram presos em prédios por dois dias enquanto as águas subiram 6,13m. As enchentes destruíram uma ponte e afundou 20 barcos de resgate.