O número de mortes causadas pela dengue no Paraguai este ano aumentou para 22, informaram nesta segunda-feira autoridades sanitárias do país. "No último fim de semana morreram mais duas pessoas", disse em entrevista coletiva Iván Allende, diretor do escritório de Vigilância Sanitária do Ministério de Saúde Pública.

CARREGANDO :)

Havia 20 mortes confirmadas até a sexta-feira, a maioria de moradores do departamento (Estado) de Alto Paraná, 340 quilômetros a leste de Assunção. "Recebemos constantes denúncias de que o Ministério de Saúde supostamente oculta a quantidade de vítimas dessa enfermidade. Acreditamos que as mortes em 2011 alcançam 42", afirmou Olga Torres, diretora da organização não-governamental (ONG) Associação de Familiares de Vítimas de Dengue, em entrevista à emissora de rádio 9.70, de Assunção.

A ministra de Saúde, Esperanza Martínez, admitiu que "as mortes extraoficiais podem ir aumentando, porque não temos forma de confirmá-las rapidamente". A dengue é uma enfermidade tropical transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas da doença são fortes dores de cabeça, dores nas articulações, febre alta, vômitos e diarreia. As informações são da Associated Press.

Publicidade