Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra

Cheney faz visita de surpresa ao Iraque

Série já vendeu mais de 4 milhões | Divulgação/Redoctone
Série já vendeu mais de 4 milhões (Foto: Divulgação/Redoctone)

Bagdá – O vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, chegou de surpresa ontem à Bagdá para dialogar com líderes iraquianos e pressionar por mais resultados contra a violência sectária, após ter dito que a região continua "perigosa". Este ponto foi reforçado com a explosão de duas bombas na fortificada Zona Verde, onde fica localizada a embaixada americana que o líder visitava.

Cheney dialogou por menos de uma hora antes que a explosão pudesse ser escutada na embaixada americana, onde ele passou a maior parte do dia.

Cheney se reuniu com o comandante-chefe das forças americanas no Iraque, o general David Petraeus, para analisar a atual situação de violência no país.

Cheney também se reuniu com o primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, e o presidente do Iraque, o curdo Jalal Talabani.

Seguidores do clérigo anti-EUA Muqtada al-Sadr, queimaram bonecos durante protesto em Karbala, 80 quilômetros ao sul de Bagdá, onde centenas se juntaram para protestar contra a visita do vice americano.

A visita do vice-presidente coincidiu com um atentado com caminhão-bomba na frente do prédio do Ministério do Interior da cidade curda de Irbil, que deixou pelo menos 14 mortos e dezenas de feridos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.