O Ministério da Saúde do Chile (Minsal) confirmou nesta quarta-feira (29) o primeiro caso humano de gripe aviária no país.
A ministra da Saúde, Ximena Aguilera, informou que o caso ocorreu no norte do Chile e o paciente é “um homem de 53 anos, que se encontra internado e estável apesar da gravidade”.
“Os protocolos sanitários estabelecidos para a gestão desta doença foram ativados e os testes correspondentes foram levados para análise pelo Instituto de Saúde Pública (ISP), que confirmou que se trata de gripe aviária”, explicou o Minsal.
A pasta também anunciou que investiga a fonte de contato e se existe um histórico de outros afetados no entorno do paciente. Também pediu para o público “não lidar com aves ou mamíferos doentes ou mortos” e instou os trabalhadores avícolas a “seguir os protocolos de segurança correspondentes e a serem vacinados contra a gripe sazonal”.
De acordo com a OMS, a gripe aviária afeta principalmente as aves domésticas e é considerada altamente mortal. Embora seja uma doença animal, a transmissão aos humanos pelo contato com aves doentes é possível.
O primeiro caso de vírus da gripe aviária notificado na América Latina foi no Equador, em janeiro deste ano, em uma menina de nove anos de idade residente de uma zona rural da província de Bolívar.
No Chile, o primeiro caso em animais foi noticiado em 14 de março, em um complexo industrial de aves.
Direita vê ação contra militares como “cortina de fumaça”; governistas associam caso a Bolsonaro
O que diz o relatório da PF que levou à prisão de militares por plano de morte de Lula e Moraes
PF diz que Braga Netto foi peça-chave em suposto plano de golpe de Estado
Quem são os secretários escolhidos por Trump para compor o governo dos EUA a partir de 2025
Deixe sua opinião