No ápice de uma crise político-social alimentada por protestos que tomaram as ruas do país nos últimos dias, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou neste sábado (26) ter pedido a seus ministros que renunciem aos cargos. "Pedi a todos os ministros que coloquem seus cargos à disposição para poder estruturar um novo gabinete, para poder enfrentar estas novas demandas frente a novos tempos", disse o mandatário.
Um milhão nas ruas: as políticas liberais levaram à crise no Chile?
O comunicado, feito no Palácio de La Moneda, sede da presidência, foi transmitido ao vivo nos canais de televisão chilenos e também pelas redes sociais.
No discurso de pouco mais de seis minutos, Piñera ainda pediu apoio do Congresso para uma pauta que discute melhorias na aposentadoria dos idosos e no mercado de trabalho e que dá estabilidade nos preços de serviços básicos como água e eletricidade.
Paralelamente, o Departamento de Defesa Nacional do Chile informou também neste sábado a suspensão do toque de recolher na capital, Santiago, e nas cidades de Valparaíso, Concepción e La Serena. A medida estava em vigor desde 19 de outubro. O documento foi reproduzido na conta oficial do Exército do Chile no Twitter.
"Durante o transcorrer dos dias, a Região Metropolitana tem alcançado índices de normalidade, tanto no funcionamento da cidade, como na vida dos habitantes, alcançada graças à contribuição de todos os cidadãos", diz o documento.
Protestos no ápice
Na sexta-feira, 25, mais de 1 milhão de pessoas protestaram no Chile para pedir melhorias sociais no país. Com bandeiras, apitos, cartazes, panelas e frigideiras para se fazerem ouvir, houve protestos pacíficos de norte a sul, no oitavo dia de marchas contra o governo do presidente Sebastián Piñera.
Os manifestantes expressavam demandas como melhores salários e aposentadorias e melhorias no setor de educação.
Mais cedo na sexta-feira, na cidade portuária de Valparaíso, manifestações haviam feito com que o Congresso chileno fosse esvaziado pela primeira vez desde sua reabertura, em 1990, após o fim da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990).
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana