Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

Chile é de novo convidado a ser membro da CAN

Lima – O secretário-geral da Comunidade Andina de Nações (CAN), Allan Wagner, reiterou ontem o convite feito ao Chile para que o país se una à organização como membro associado, informou um comunicado oficial. Wagner se reuniu com o novo embaixador chileno em Lima, Cristián Barros, com o qual conversou sobre a integração andina e sul-americana. Durante a reunião, o secretário-geral comentou que já informou o convite da CAN à presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Wagner acrescentou que o Chile está apto a entrar na Comunidade Andina depois que cumpriu com o requisito estabelecido no Acordo de Cartagena, que é ter acordos de livre-comércio com os países da região. O secretário-geral da CAN e o embaixador do Chile em Lima lembraram que faz dois anos que o governo chileno solicitou esse status, mas só lhe foi concedido o caráter de convidado especial até que cumprisse com as exigências dos acordos comerciais. O ex-presidente chileno Ricardo Lagos participou da Cúpula Extraordinária andina realizada na cidade peruana de Cuzco, em dezembro de 2004.

Wagner também se reuniu ontem com a nova embaixadora britânica em Lima, Catherine Nettleton, a quem informou dos acordos adotados na Cúpula Extraordinária andina realizada em Quito, na última terça-feira. Esses acordos se referiram à consolidação do processo de integração andina e à intenção de alcançar um futuro Acordo de Associação com a União Européia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.