Os serviços geológicos e de emergência do Chile mantiveram para esta quarta-feira (18) o estado de alerta preventivo em quatro municípios próximos ao vulcão Villarrica, em Araucanía, ao sul do país, cuja atividade aumentou nos últimos dias. A medida decretada pelo Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) abrange as localidades de Curarrehue, Villarrica, Pucón e Panguipulli.
A atividade do vulcão, de 2.847 metros de altitude e situado a 775 quilômetros de Santiago, aumentou ontem, quando ele lançou uma fumaça escura, que no começo da noite tornou-se incandescente provocando curiosidade entre os turistas que visitam a região.
O estado de alerta está vigente desde o dia 6, quando atividades sísmicas, pequenas explosões e emissões esporádicas de cinzas se intensificaram, e por isso os especialistas não descartam que possa evoluir para períodos mais instáveis.
A Corporação Nacional Florestal (Conaf) proibiu o acesso de turistas ao topo do vulcão e a passagem está restrita a no máximo 2 mil metros, em um setor conhecido como "La Capilla" (A Capela). No entanto, as autoridades locais pediram para que a população mantivesse a calma, pois descartam a possibilidade de uma erupção maior, algo que não ocorre desde 1985.
"O lago de lava é mantido a muitíssima profundidade, enquanto isso não variar a situação se mantém igual", declarou ao jornal "Diário Austral" o prefeito de Pucón, Carlos Barra. Por sua vez, o prefeito de Villarrica, Pablo Astete, ressaltou que é preciso estar preparado, mas que o comportamento do vulcão é conhecido.
O Villarrica, considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, mantém uma cratera aberta de 200 metros de diâmetro, que contém um lago de lava com profundidade que varia de 100 a 150 metros. Desde 1558, registrou um total de 49 grandes erupções, segundo dados do Sernageomin.
De acordo este organismo, o Chile tem mais de 2 mil vulcões, sendo que 125 são considerados geologicamente ativos e cerca de 60 tiveram algum tipo de atividade nos últimos 450 anos.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa