Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Geopolítica

Chilenos não querem ceder mar à Bolívia

Santiago do Chile – A maioria dos chilenos rejeita uma solução à reivindicação marítima da Bolívia que signifique ceder soberania ou território ao país vizinho, segundo o resultado de uma pesquisa publicada ontem pelo jornal "La Tercera". Porém – 90% –, é a favor do restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, suspensas desde 1978, enquanto 88% consideram que um acordo marítimo com a Bolívia deveria ser submetido a plebiscito.

Setenta e cinco por cento concordaram com uma solução sem concessão de soberania e 69% se mostraram em desacordo com uma eventual entrega de território chileno para que Bolívia tenha acesso ao Pacífico. Inclusive, 62% se opõem a que a Bolívia compense territorialmente o Chile em troca de um corredor marítimo rumo ao Pacifífico, através de terras cedidas pelos chilenos.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu uma reunião extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) para discutir o assunto, o que foi rejeitado de forma taxativa pelo governo chileno.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.