A China criticou nesta quarta-feira (21) as declarações do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que chamou o líder do regime chinês, Xi Jinping, de ditador durante um discurso, em um raro acerto. Os chineses classificaram a fala do presidente americano como "irresponsáveis" e "uma provocação política".
Biden se referiu ao secretário-geral do Partido Comunista Chinês como um ditador na terça-feira (20), durante um evento para arrecadação de fundos para a sua campanha de reeleição em Kentfield, na Califórnia.
Biden deu a declaração durante sua fala sobre o incidente com o balão espião chinês que Washington derrubou no último mês de fevereiro, depois que ele foi detectado sobrevoando solo americano.
Segundo o presidente americano, Xi se sentiu "envergonhado" pelo episódio, pois "não sabia que [o balão] estava ali".
"Essa é a grande vergonha dos ditadores, quando não sabem que algo aconteceu", disse o presidente dos EUA.
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, o porta-voz de Relações Exteriores da China, Mao Ning classificou os comentários de Biden como absurdos e "completamente irresponsáveis". Disse que eles "violam os fatos, o protocolo diplomático e a dignidade política da China" e que são "uma provocação política, realizada de forma pública".
"A China está fortemente insatisfeita e se opõe firmemente a essas palavras", acrescentou a porta-voz.
Segundo Mao Ning, “a voz da China é ouvida cada vez mais a cada dia” e Pequim “não será um cordeiro perante forças hostis que tentam prejudicar a China”, mas “lutará para salvaguardar os seus interesses, imagem e dignidade”.