Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ataques

China compensa vítimas de espécies animais protegidas com US$ 1,43 milhão

A China criará um seguro especial com o qual compensará com um milhão de euros (US$ 1,43 milhão) as vítimas de ataques de espécies protegidas, entre elas ursos, elefantes e serpentes venenosas, depois que 39 pessoas morreram em decorrência destes incidentes na última década.

Segundo informações da agência oficial de notícias "Xinhua", na Prefeitura de Xishuangbanna, onde se concentram 250 elefantes asiáticos selvagens e 90% das espécies protegidas da China, as autoridades reportaram entre 1991 e 2010 mais de 160 mil ataques deste tipo.

Nestes ataques, 39 pessoas morreram e outras 187 ficaram feridas, enquanto os camponeses denunciaram a perda de 200 mil toneladas de cultivos e 5.157 cabeças de gado.

"Os atacantes são geralmente elefantes selvagens, serpentes venenosas e ursos negros. Suas vítimas podem ser humanos, animais domésticos ou cultivos", explicou Chen Yong, responsável pela agência de conservação da vida selvagem da Prefeitura autônoma de Dai, onde se concentra boa parte destes incidentes.

O mecanismo de compensação será realizado através de um projeto de seguro especial com fundos governamentais, segundo informaram as autoridades locais nesta quarta-feira, que substituirá o acordo que mantinham com a China Pacific Insurance desde 2009.

Este acordo oferecia a metade em compensações, cerca de 0,5 milhão de euros a algumas das perdas que sofriam os camponeses por ataques de elefantes selvagens, mas não por outras espécies protegidas, que estarão incluídas no novo plano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.